Crianças participam de atividades de educação ambiental realizadas pela 49ª FPI, em Ibotirama

Compartilhe

A feira do bairro São Francisco, em Ibotirama, Oeste do estado, foi palco, neste domingo (19), de diversas atividades de educação ambiental. Parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), a ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da proteção dos animais silvestres e do combate aos agrotóxicos.

Durante uma das oficinas, a equipe Fauna destacou a necessidade de manter os animais silvestres em seus habitats naturais: “Retirar animais silvestres do seu ambiente pode prejudicar tanto a qualidade quanto a manutenção dos mananciais aquíferos, visto que cada espécie tem sua função na natureza. Os pássaros silvestres, por exemplo, realizam a dispersão de sementes e o controle de insetos nocivos à agricultura”, destacou Andreza Amaral, coordenadora da equipe Fauna Base.

Representantes do Fórum Baiano de Combate aos Agrotóxicos, Transgênicos e pela Agroecologia (FBCA) também marcaram presença. Cláudio Mascarenhas, coordenador do FBCA, destacou a importância das edições anteriores da FPI, que focaram na qualidade e comercialização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar e agroecológica. Ele ressaltou, ainda, a participação da equipe Fauna nesta edição, que atraiu a atenção das crianças: “Já vínhamos trabalhando nas feiras, mas, dessa vez, essa participação atraiu as crianças, e isso é importantíssimo. Foi muito bom!”, disse, referindo-se ao grande número de participantes, da faixa-etária entre 05 e 12 anos. Eles interagiram através de jogos socioeducativos.

Houve panfletagem e conversas com os feirantes e consumidores. Para o coordenador da equipe de Patrimônio Espeleológico, Admir Brunelli, que acompanhou as atividades, ir aonde o povo está é imprescindível para o sucesso da FPI: “As comunidades são as verdadeiras guardiãs do patrimônio”, sentencia.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também participou das ações, reforçando a proteção do Velho Chico e seus povos.

A equipe de educação socioambiental da FPI está promovendo, ainda, um trabalho estruturante nas Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, colhendo informações e analisando a implantação da educação ambiental no âmbito formal.